3 Motivos Para Começar Cursos Técnicos Na Área Da Saúde

Tem o desejo de se especializar em uma área prestigiada de forma rápida? Cursos técnicos na área da saúde podem ser uma opção. Além de envolver o cuidado com o bem-estar das pessoas, esse tipo de formação oferece aos estudantes estabilidade financeira e realização pessoal mais rápido do que uma graduação.

Além disso, o campo oferece muitas oportunidades de atuação, que atendem a diferentes perfis profissionais, desde aqueles que desejam trabalhar mais próximo aos pacientes, até quem procura por uma carreira voltada à pesquisa. Alguns exemplos são:

● técnico de enfermagem;
● agente comunitário de saúde;
● técnico em cuidado de idosos;
● técnico em estética;
● técnico em radiologia.

Ficou interessado? Continue a leitura e veja mais vantagens de apostar neste tipo de formação técnica!

Veja 3 razões para começar cursos técnicos na área da saúde!

Não sabe se cursos técnicos na área da saúde são uma boa opção para você? Aqueles que têm o interesse de ingressar neste campo devem ter facilidade de comunicação, sensibilidade e equilíbrio emocional, já que as profissões envolvem cuidado com os pacientes e com o bem-estar da comunidade geral.

Outras habilidades bem-vindas aos futuros técnicos é a atenção aos detalhes e capacidade de relacionar diferentes fenômenos na busca da resolução de um problema. Mas, felizmente, essas competências podem ser desenvolvidas e os benefícios de investir em uma especialização no setor são muitos. Veja alguns deles:

1.Prestar assistência à saúde


O primeiro benefício de apostar em um curso neste segmento é que, independente da profissão escolhida, você está prestando assistência às pessoas, contribuindo para causas nobres, além de aperfeiçoar o lado empático natural que já possui.

A exemplo, o técnico de enfermagem é responsável por cuidar e restabelecer a saúde dos doentes, por meio da administração de medicamentos, preparação para exames, realização de curativos, primeiros socorros e muito mais.

Outro caso é o profissional de radiologia, que lida diretamente com diagnósticos, etapa fundamental para a correta prescrição e sucesso do tratamento das pessoas atendidas.

2.Tempo de duração

Além dos cursos técnicos na área da saúde serem valorizados por contribuírem para o bem-estar das pessoas, são uma excelente opção de formação de qualidade para quem não tem tempo para investir em uma graduação de quatro anos ou mais ou busca por uma mudança de carreira com maior rapidez.

As especializações desta modalidade de ensino são de curta duração — até dois anos —, o que não significa que não sejam formações de excelência. Pelo contrário, esta forma de aprendizado proporciona uma imersão teórica e prática da profissão que será exercida.

3.Rápido ingresso no mercado de trabalho

Outro motivo para investir neste tipo de formação no campo da saúde é a garantia de uma rápida entrada no mercado de trabalho. O envelhecimento da população e crescimento da medicina diagnóstica são alguns dos fatores que levam à contratação constante de profissionais da área.

Segundo uma pesquisa da Confederação da Indústria Nacional (CNI), 70% dos egressos do curso técnico são contratados no primeiro ano de conclusão. Além disso, a pandemia da Covid-19 chamou atenção para a importância da atuação técnica na saúde.

Por exemplo, de acordo com um levantamento realizado pelo site de empregos Catho, a procura por técnicos de enfermagem no mercado de trabalho aumentou em 708% com o período pandêmico, embora a taxa de desemprego no Brasil tenha alcançado 14,1% no último trimestre de 2020.

Viu como uma especialização técnica pode beneficiar o seu currículo? Veja também quais são as profissões com maior oferta de trabalho na área da saúde!

Você pode gostar...