O Que Faz Um Técnico Em Radiologia?

Trabalhar em qualquer área da saúde é uma grande responsabilidade. Se engana quem pensa que o orgulho do jaleco branco está reservado somente para os cursos de graduação em medicina. Os profissionais técnicos exercem um grande papel dentro e fora dos hospitais. Você sabe, por exemplo, o que faz um técnico em radiologia?

Ele é um dos profissionais mais bem pagos quando o assunto é formação técnica em saúde. Por ser de curta duração, esse curso é bastante procurado por quem conquistar um emprego mais depressa e levar uma vida mais tranquila e próxima da família, já que o técnico em radiologia costuma ter uma carga horária de atividade reduzida.

Além disso, há uma grande oportunidade de entrada no mercado de trabalho que, a cada dia, se torna mais valorizado com o avanço das técnicas radiológicas.

Quer entender qual a função do técnico de radiologia? Continue a leitura e saiba mais sobre a rotina deste profissional de saúde!

O que faz um técnico em radiologia? Entenda o dia a dia deste profissional!

Você sabe o que faz um técnico em radiologia? Esse profissional tem muitas possibilidades de atuação. A sua função mais comum é exercida em clínicas, laboratórios e hospitais, preparando e instruindo os pacientes para a realização de exames de imagem, como:

● Raio X;
● Tomografia Computadorizada;
● Mamografia — o técnico em radiologia exerce um grande papel no combate ao câncer de mama!
● Densitometria óssea;
● Ressonância magnética;
● entre outros.

Além de orientar as pessoas durante a realização desses exames, o técnico em radiologia também é responsável por operar corretamente os equipamentos que farão os diagnósticos. Sendo imprescindível o domínios dos aparelhos e das fontes emissoras de radiação ionizante.

Para além da área médica, ele ainda pode atuar em:

● consultórios e clínicas veterinárias, realizando exames de imagem em animais;
● consultórios e clínicas odontológicas, ajudando o dentista a identificar distúrbios que não são possíveis de serem vistos a olho nu com a realização de exames radiográficos;
● na área industrial e tecnológica, realizando inspeções e controle de qualidade de produtos que fazem uso de fontes radioativas, entre outras possibilidades. Nesse campo, o técnico em radiologia pode atuar em empresas dos mais diversos segmentos: alimentício, bebidas, embalagens, fertilizantes, metalúrgico, papel e celulose, petrolífero, petroquímico e siderúrgico.

O que é preciso para ser técnico em radiologia?

Para exercer essa profissão, é necessário ter concluído o ensino médio e ter formação na área. Ou seja, é preciso fazer um curso técnico em radiologia para se inserir neste mercado.

Uma das vantagens de apostar nessa carreira é que, por se tratar de uma formação técnica, o tempo de conclusão dos estudos é menor, levando, em média, dois anos para tirar o título. Além disso, essa é uma das profissões técnicas mais bem pagas da área da saúde.

Agora que você já sabe o que faz um técnico em radiologia e como se tornar um, continue no blog do Colégio 24 de Março e saiba mais sobre a importância da área radiológica e quais são as vantagens de apostar nesse conhecimento!

Referências:

https://www.fatesa.edu.br/blog/o-crescimento-da-area-de-radiologia-nos-ultimos-anos/
https://famesp.com.br/curso-tecnico-em-radiologia-saiba-tudo-sobre/#:~:text=O%20T%C3%A9cnico%20em%20Radiologia%20%C3%A9,correta%20e%20opera%20os%20equipamentos.
https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwiy_Ibh5-X7AhVRLrkGHXpKAnkQFnoECAoQAw&url=http%3A%2F%2Fwww.univates.br%2Fnoticia%2F28717-onde-posso-trabalhar-depois-de-formado-no-tecnico-em-radiologia%23%3A~%3Atext%3DT%25C3%25A9cnicos%2520em%2520radiologia%2520podem%2520trabalhar%2Ccentros%2520de%2520diagn%25C3%25B3stico%2520por%2520imagem.&usg=AOvVaw30BadrRO8GCJDPNHWV4fxr
https://maximcursos.com.br/quais-sao-as-areas-de-atuacao-da-radiologia-industrial/

Você pode gostar...