Muito quente por ai? Parte 1

Estamos enfrentando uma primavera com altas temperaturas. Costumo brincar que tem um sol pra cada formiga lá fora. Mas, brincadeiras a parte, o fato é que precisamos redobrar alguns cuidados com relação a nossa saúde e proteção da nossa pele.

A nossa pele pode ser afetada por fatores exógenos (externos) e endógenos (internos). Citemos alguns só para exemplificar:

Exposição a radiação solar, mudanças de temperatura bruscas, ventos, fumo, clima, principalmente seco e quente durante certas estações do ano, patologias são alguns exemplos de fatores exógenos.

Alterações hormonais, diabetes, dermatites atópicas, psoríases, medicamentos dentre outros são fatores endógenos.

Uma vez exposta a estes fatores, nossa pele sofre perdas de água. Ah, vale salientar que a constituição do nosso organismo se dá por 70% de água. E dependendo da intensidade de exposição aos fatores citados, esta perda pode ser muito significativa. Uma pele desidratada ela fica comprometida não só esteticamente falando, mas também muito mais suscetível a agentes patogênicos e outras disfunções.

Pois bem, precisamos ter como hábito a hidratação de nosso organismo. Devemos sim nos preocupar em fazer a reposição de água destas perdas diárias. A ingestão de água em quantidade adequada para cada organismo, uma alimentação equilibrada, levando em consideração a escolha dos alimentos mais propícios para a estação, tudo isso ajuda bastante manter o equilíbrio do organismo.

Precisamos aqui desmistificar a ingestão de 2 litros de água por dia. Conforme citei anteriormente, a ingestão deve ser conforme a necessidade de cada organismo. Uma pessoa com 50kg não têm a mesma necessidade de reposição de uma pessoa de 150kg. Para isso sempre sugiro uma conta simples, 30 ml x Kg. Por exemplo, uma pessoa com 50 kg precisa de 1,500 ml por dia. Claro que aqui estou generalizando. Se a pessoa apresenta alguma patologia onde a necessidade diária se faz diferente, é preciso SEMPRE seguir as orientações do médico/nutricionista que está acompanhando a situação.

Além da hidratação oral, é muito importante o uso de cosmético adequado para o biotipo cutâneo. Toda pele precisa de hidratação. Engana-se quem pensa que a pele lipídica (oleosa) não requer este cuidado. Lembre-se estamos falando de reposição de água. Água e óleo são coisas distintas.A empresa cosmética oferece uma infinidade de produtos com esta função. Em caso de dúvidas, busque o auxílio de um profissional de estética para as devidas orientações. Os cosméticos hoje são o que chamamos de multifuncionais, ou seja, têm mais de uma função. Pode apresentar a proposta de hidratar, nutrir, fotoproteger tudo numa mesma formulação. Mas isso já é tema para um outro bate papo.

Cuide-se, cuide-se muito. Você é a pessoa mais importante de sua vida.

Claudia.

Você pode gostar...