Por Que Fazer Uma Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho?

Depois de concluir o seu curso técnico em Enfermagem, você ainda pode continuar estudando a fim de se aperfeiçoar mais e focar em uma área de atuação. A especialização técnica em Enfermagem do Trabalho é uma excelente opção para você que quer continuar se aprimorando!

Neste artigo, você vai ver:
● o que faz um técnico especialista em Enfermagem do Trabalho?
● por que se especializar em Enfermagem do Trabalho?
● onde fazer a sua especialização?

Confira a seguir!

O que faz um técnico especialista em Enfermagem do Trabalho?

Um técnico especialista em Enfermagem do Trabalho é o profissional que cuida exclusivamente da saúde dos trabalhadores. Sua missão é prevenir, identificar e buscar soluções para possíveis enfermidades que se desenvolvam em decorrência da ocupação dessas pessoas.

Sendo assim, entre as suas principais atribuições estão: promover a higiene no local do trabalho, garantir a segurança dos trabalhadores — indicando o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI’s), por exemplo —, tratar de problemas referentes ao cargo do colaborador, entre outros. Dessa forma, ele ajuda a evitar tanto acidentes quanto doenças.

Normalmente, os técnicos atuam em empresas públicas ou privadas, de médio ou grande porte, de diversos setores, incluindo hospitais. Os seus atendimentos, contudo, não são voltados ao público geral, e sim aos colaboradores.

Por que fazer especialização técnica em Enfermagem do Trabalho?

A Medicina do Trabalho é uma área da saúde que ganhou muito destaque nos últimos anos. A preocupação com os altos números de acidentes de trabalho que ocorriam no Brasil abriu os olhos para a importância dos profissionais desse setor.

De acordo com o Ministério Público do Trabalho, em 2010, ocorreram 709.474 acidentes ocupacionais no Brasil. Dez anos depois, em 2020, o número havia caído para 446.881. Essa diminuição evidencia a preocupação com o assunto, mas, quando comparado com outros países, o nosso ainda é um dos que mais sofrem com incidentes de trabalho.

Além disso, segundo a Norma Regulamentadora 4 — que dispõe sobre a saúde e a segurança do trabalhador —, as empresas são obrigadas a ter em sua equipe um técnico especialista em Enfermagem do Trabalho.

A fim de evitar processos e multas que podem gerar prejuízos para a organização, cada vez mais negócios estão se adequando à diretriz. Por isso, a procura por esses profissionais em inúmeros setores é crescente.

Onde fazer a sua especialização técnica em Enfermagem do Trabalho?

Caso tenha se interessado pelas grandes oportunidades existentes para um profissional com especialização técnica em Enfermagem do Trabalho e agora quer seguir nessa carreira, o Colégio 24 de Março pode ajudar.

Somos uma escola técnica focada em cursos para a área da saúde com mais de quatro décadas de experiência. Neste tempo, já formamos milhares de profissionais que, hoje, seguem na área que sempre sonharam.

Conheça o nosso curso de especialização técnica em Enfermagem do Trabalho do Colégio 24 de Março e mude sua história também!

Você pode gostar...